Na manhã  de hoje fiz uma palestra para técnicos ligados ao setor de produção de MPEs do SEBRAE-RR sobre o mercado da Venezuela para produtos de Roraima.

Mostrei por meio de pesquisa que há um bom mercado naquele país para produtos como carne bovina, leite fresco, embutidos, frangos de corte, milho, soja, além de móveis de madeira e portas.

A idéia é, antes de tudo, conhecer o mercado para então fomentar a produção local. Até agora as políticas públicas adotadas em Roraima, no setor da agropecuária, foram no sentido de incentivar a produção. O mercado ficou sempre em segundo plano. Isso não contribuiu tanto na competitividade da empresa roraimense e em especial quando se pensa em mercado exterior.

Vamos aprofundar ainda mais o trabalho que poderá servir de subsídio para outros trabalhos complementares visando a inserção de Roraima no mercado internacional, sempre falado, mas pouco estudado, principalmente quanto à propalada posição geográfica privilegiada.

  1. 14 de April de 2010
    Abade Júnior

    Caro Professor! Levando em conta o fato de a Venezuela importar mais de 80% de seus gêneros alimentícios me indago a respeito do que falta pra fornecemos tais produtos? Seria vontade política? Questões aduaneiras? O senhor mais do que ninguém sabe o potencial de produção que estado possui, não seria o momento certo para Roraima começar a exportar produtos processados ao invés somente da matéria prima?

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.