A revista manauara “Negócios da Amazônia” em sua edição de março de 2010, publicou uma reportagem com dados fornecidos por mim e com comentários da Revista que podem ser lidos agora por quem tem intersse no tema do Desenvolvimento da Amazônia Ocidental. Vejam aí:

Capa da Revista de Março de 2010

pg. 38

pg. 39

  1. 12 de April de 2010
    Valdir Mateus

    A proposta de uma ferrovia ligando Manaus/Boa Vista/Georgetown(capital da Guiana)creio, coloca o Estado de Roraima como integrante de uma logística importante para o Polo Industrial de Manaus, que hoje é o principal e mais moderno centro de desevolvimento econômico da região norte. Embora cumprindo um papel secundário, de corredor de importações e exportações, nos facilitaria escoar nossa produção agrícola e pecuária, quiçá futuramente, também agroindustrial, a preços mais competitivos.
    Pere-me que a proposta de construção da ferrovia Manaus-Georgetown, é uma proposta ousada, e muito oportuna, especialmente para enriquecer o debate sobre alternativas e soluções requeridas para melhorar a infraestrutura do país como um todo. Acelerar o crescimento econômico perece ser desejo tanto do governo como da opisição. Mas para alcançar resultado é necessário fazer escolhas acertadas de investimentos públicos.
    Cá prá nós, se pudéssemos lograr pequena integração ao Polo Industrial de Manaus, nos aproximarmos mais das riquezas geradas pelo centro regional, e ainda ampliar a produção e vender, já seria um grande incentivo para Roraima.
    Oxalá a proposta da Doutro Aimberê seja bem recebida e nos traga frutos, uma vez que por sua natureza, como meio de transporte, é um indutor do desenvolvimento. E nós precisamos tanto. Boa sorte!

  2. 12 de April de 2010

    Vindo de um conceituado economista roraimense como Waldir Mateus o comentário acima toma uma importaância singular. Concordo com ele em tudo. E o tema está aberto para discussão. Falta, no entanto, um approach político para poder incluir essa alternativa no planejamento nacional. Quando eu chegar ao Senado Federal essa será uma das minhas bandeiras. É a essência do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Ocidental

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.