Consta da história que em 22 de abril de 1500 o Brasil foi “descoberto” pelos portugueses. 510 anos depois, palmas para eles (ou para nós?). Ocorre que dentro desse país continental está o nosso pedaço: estado de Roraima. Muitos que aqui chegam pela primeira vez ficam espantados com o que veem de bonito, de promissor, de belo. Outros que aqui ainda não vieram, que moram em outros estados, quando descobrem que somos roraimenses fazem absurdas perguntas.

A impressão que temos é que ainda não fomos descobertos. Não nos conhecem. Não dão a importância que certamente temos. Não investem aqui. Desdenham de nós. Tudo fazem para que sejamos menos notados que qualquer outro. Vejam só até um acidente geográfico da mais alta significância como o ponto extremo norte do país, que fica em Roraima, fazem qustão de ignorar.

Somos vítimas de todos os preconceitos. Nas políticas públicas querem que sejam elas empurradas goela abaixo como se fossem as melhores para nós. Devemos antes de tudo rejeitar essa prepotência. Vamos cultuar nossos valores e mostrar ao Brasil e ao mundo que Roraima existe. É um belo e permanente desafio.

Ps. Quais os maiores disparates que você já ouviu sobre Roraima? Como roraimense, como você respondeu?

Enfim Roraima já foi descoberto? Se foi, por quem foi?

  1. 22 de April de 2010

    Roraima está sendo coberta. Não vai pra frente, e o tanto que conseguiu ir pra frente está sendo impelida a largar.

    Tenho muitos amigos nas outras regiões, principalmente no sudeste. E é verdade, fazem as perguntas mais absurdas. Algumas até respondo com sinceridade, mas isso vai da pessoa e da pergunta.

  2. 22 de April de 2010

    Muito bom seu texto.

    O nosso estado realmente parece não ser importante para o resto do país.

    Respondendo a sua pergunta.

    “Quais os maiores disparates que você já ouviu sobre Roraima? Como roraimense, como você respondeu?”

    Já me perguntaram se aqui tinha internet. Não me lembro muito bem do que respondi, mas foi uma longa e constrangedora resposta para quem a fez.
    Adorei texto.

    O nosso estado realmente parece não ser importante para o resto do país.

    Respondendo a sua pergunta.

    Ps. Quais os maiores disparates que você já ouviu sobre Roraima? Como roraimense, como você respondeu?

    Já me perguntaram se aqui tinha internet. Não me lembro muito bem do que respondi, mas foi uma longa e constrangedora resposta para quem a fez.

  3. 22 de April de 2010

    Muitos que chegam aqui vem com um “pré-conceito” de sociedade ideal, assim como ocorre como os roraimenses em relação a outras cidades.
    “O outro é sempre melhor”: para “alguns roraimenses” (ou pra quem se diz roraimense) São Paulo, Rio, Brasilia.. são melhores, mais cultos, mais bonitos, bla bla bla. O que não sabem é que alguns Paulistas por exemplo (experiencia de quem já morou alguns anos fora de Roraima) admiram os Nova Iorquinos, porque são melhores, mais cultos, mais bonitos.. bla bla bla outra vez, daí você acha que vão admirar Roraima? (uma vez que o ideal deles é outra sociedade)

    Enfim respondendo a suas perguntas:

    1 – Quais os maiores disparates que você já ouviu sobre Roraima? Como roraimense, como você respondeu? P.: Só tem indio (de modo perjorativo, como se fosse ruim ser ou ter indios, e como se toda nossa linguagem não tivesse raizes tambem indigenas) R.: (respondo com uma pergunta) “Você conhece Roraima?” claro que a resposta será “Não” ai eu complemento, como posso discutir com você sobre um assunto que você não domina, seria perca de tempo.

    2 – Roraima já foi descoberto? Se foi, por quem foi?
    Não foi descoberto no sentido de “aceitação” de quem vive aqui (nós mesmos), simplismente porque querem fazer uma analogia com São Paulo, Rio, etc (perceberam! nem se quer sitam Manaus como exemplo, deve ser porque está na mesma região) acha que estou exagerando? duvidam? entao observem as babozeiras que você ouve na rua, na faculdade, NO TWITTER, no trabalho e até mesmo em casa sobre o assunto.

    Temos que aprender que todos somos diferentes (sociedades, individuos..). Roraima é bem diferente de Brasilia, porque existem particularidades e não igualdades (então é impossivel fazer analogias)

    Roraima mostrará a quem quer que seja que existe sendo ela mesma, nós temos de cultuar nossos valores e esquecer essa idéia de sermos aceitos e de querer parecer iguais “aos outros”. Porque realmente somos bem diferentes!!

  4. 22 de April de 2010
    Roberto de lima prado

    Acho que não precisamos ser descobertos, o que precisamos é nos descobrir, nos organizar para poder usufruir deste paraíso chamado Roraima, desenvolvendo e aplicando tecnologias sociais e políticas publicas que privilegiem acima de tudo o ser humano no seu grupo familiar e nas demais relações que derivam da vida em sociedade. Tendo isto, não importa se nos notem ou não.
    Respondendo suas perguntas
    1 – Quais os maiores disparates que você já ouviu sobre Roraima? Como Roraimense como você respondeu?
    Já me perguntaram se aqui toda a administração publica girava em torno do clientelismo. Respondi que sim, como em todo Brasil, e que aqui era mais visível devido à economia do contra cheque move o estado
    2 – Roraima já foi descoberto? Se foi, por quem foi
    Falta os Roraimenses descobrirem Roraima, Roraima até agora, só foi descoberta por espertalhões e aproveitadores

  5. 22 de April de 2010

    Caros…
    O Estado de Roraima é na verdade encoberto!
    Sou um dos tantos que adotaram esta maravilhosa terra para viver e conviver!
    Um lugar cheio de riquezas (isso eles sabem muito bem que aqui existe) e que é encoberto por políticagem barata e porque não banal!
    O problema maior não está no que os políticos fazem e sim naquilo que os habitantes desta terra “Macuxi” deixam de fazer! A própria população nada faz a respeito! Quando deveria!
    O próprio Presidente da República vem ao Estado e por aqui não dá as caras. Ong´s tem livre acesso. Índios que não são mais tão índios assim e outras infindáveis características negativas não ofuscam a beleza desse lugar!
    As questões que não podemos esquecer são: Quando tomaremos inciativas? O que estamos esperando? Quem dará o primeiro passo? A população? Ou continuaremos dependendo de políticos para cuidar dos nossos interesses? Pensem nisso!

    Grande abraço!

  6. 23 de April de 2010

    Os comentários , de um modo geral, afirmam que Roraima necessita ser descoberto especialmente pelos roraimenses. Aqueles que só desejam se lucupletar das benesses daqui devem ser mandados para uma reavaliação mental e os que querem efetivamente o bem de Roraima devem ser bem acolhidos.
    Se no Brasil, o restante dos brasileiros não conhecem Roraima estão eles perdendo. E só temos que lamentar por eles. Quando descobrirem Roraima verão o quanto perderam.

  7. 23 de April de 2010
    Valnice Salignac

    Aimberê!!! Posso lhe garantir que EU descobri Roraima!!!! Isso aconteceu em junho passado, ciceroneada pela família Ribeiro.No pouco tempo em que aí estive pude me maravilhar com Boa Vista e sua história. Me encantei!! Pena que seja tão longe de onde moro(Salvador)e a passagem aérea muito cara…rsrsrs…Um dia eu volto, com certeza !!!!

  8. 23 de May de 2010

    Aimberê Freitas, Meu Querido! Sou paulista e adoro o pessoal destas bandas já estive em Parentins,Santarém, Alenquer, Óbidos Belém,Manaus;quase morrí de picada de inseto sou alérgica mas por aí tudo é muito lindo! fecho os olhos e vejo o nascer e o entarceder o céu não existe outro lugar.Vamos falar de Roraima: estou a vários dias enviando menssagens ao presidente, publicando no blog, já enviei as forças armadas, marinha e aeronáutica sobre a segurança das nossas fronteiras e principalmente Roraima. Roraima é a reserva do Povo Brasileiro. O povo de Roraima devem se unir e cuidar deste pedaço do Brasil, tão longe da gente, tão isolado, trabalhamos, não sobra tempo para o turismo porque no Brasil poucos tem a condição e o solo de Roraima é nosso e ninguém deve tomar. vocês devem cuidar. Peço que entre no geogle em Protógenes contra a corrupção click em “O Brasil
    perdeu a Guerra Fria em 1964, Quem ganhou?” pg.7 eu posto tese sobre Roraima com foto e a seguinte é uma carta de um geólogo de água e solo da USP que diz umas coisas que o povo brasileiro quer pensar que não é verdade. O nosso Brasil de Norte a Sul de Leste a Oeste é NOSSO
    e ninguém deve por a mão! Devemos cuidar; porque nos últimos anos os governos tem feito as coisas as escondidas. Leia, o Blog depois me passa e-mail. Estou aguardando! e não chora… para vc não chorar mais, quanquer dia subo em um pássaro gigante, e vou em Roraima com repelente e uma caixa de SBP é claro. abraços fraternos / Marilda Oliveira /

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.