Boa Vista, até as Avenidas Major Willams e Terêncio Lima, é uma cidade planejada. Depois disso, só o bairro do Pricumã mereceu tratamento de planejamento urbano. Fora disso, Boa Vista cresce sem plano urbanístico coerente como, aliás, ocorre com a maioria das cidades do Brasil e do mundo. Mas Boa Vista é uma cidade de porte médio ainda, apesar de ser uma capital. No entanto o número de acidentes de trânsito aqui está crescendo de modo assustador. Todos os dias pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito. Alguém poderia dizer: Ah isso ocorre em todas as cidades. Verdade, mas em Boa Vista a situação é muito grave. É só pesquisar as precárias estatísticas existentes para constatar.

Já sugeri, e apresentei projeto, à Secretaria Municipal de Segurança no Trânsito, visando fazer um georeferenciamento dos locais onde ocorrem acidentes de trânsito em nossa cidade. O propósito do georefernciamento é, em primeiro lugar, identificar os lugares dos acidentes e a frequência com que ocorre e em segundo lugar oferecer informações técnicas para que a engenharia de trânsito possa agir no sentido de mudar a situação do lugar, alterando alinhamento, ampliando ou diminuindo graus das curvas, melhorando a aderência do piso, colocando semáforos, etc. Jamais obtive uma resposta sequer daquele órgão. O projeto técnico foi elaborado por mim mas com o auxílio de professores da COPPE-UFRJ que se comprometeram em trabalhar na sua execução. Isso tem 1 ano e meio.

O DETRAM e a SMTRAN (órgão estadual e municipal, respectivamente) parece que se interressam apenas pela burocracia: multa, em primeiro lugar. Eu já escrevi aqui que encontrei médico ortopedista examinando a vista de motoristas e se dizendo credenciado pelo DETRAM.

Assim nada vai mudar. É preciso inteligência nesses dois órgãos públicos. E quando falo em inteligência é reflexão, pensamento, questionamentos, discussão com a sociedade. Não adianta aplicar a Lei apenas. É necessário prevenir. Remédio para diminuir os acidentes de trânsito em Boa Vista capital de Roraima existe. Ele está na seriedade da condução de todo o processo, na técnica, no planejamento urbano coerente e na engenharia de trânsito. É só buscar.

PS. Quais as causas dos acidentes de trânsito em Boa Vista? Onde mais ocorrem acidentes? Você está satisfeito com as atuaçãos dos órgãos responsáveis pelo trânsito em Boa Vista?

  1. 29 de abril de 2010

    Bom dia!

    Primeiramente gostaria de saber: EXISTE ENGENHARIA DE TRÂNSITO NESSA CIDADE? SE EXISTE, ONDE ESTÁ? O QUE NO FINAL DAS CONTAS ELA FAZ (OU FEZ)?

    Achei excelente o tema abordado. Por N´s motivos.
    Primeiro porque é um erro dizer que Boa Vista é uma cidade planejada. Já a muito não é!
    Segundo que, é fato, público e notório, que os “órgãos competentes” estão sim fazendo vista grossa, e porque não dizer, com certo descaso, do que vem acontecendo nesta capital.
    Porém, o ponto alto do assunto, não é, somente, a falta de interesse da administração pública, como também a falta de CONSCIÊNCIA DOS CONDUTORES. Já vi aqui, “motoqueiro” colidir de frente com outro! COMO???
    A falta de responsabilidade no trânsito é, sem dúvida alguma, a maior causa de acidentes por aqui.
    A frota roraimense é nova, e inclusive, crescendo descontroladamente. Então, qual o motivo de tantos acidentes?
    Essa é uma questão que está longe de receber uma resposta!

    Abraços.

    P.S.: Com relação a Engª de Trânsito, como citei no início do comentário… fica mais uma pergunta… Gostaria de saber qual será a medida que irão adotar pra resolver o problema de estacionamento na cidade! Porque o centro é caótico. Vão fazer como na Ville Roy? Um absurdo aquele estacionamento à 45º numa das avenidas mais movimentadas da cidade! Ouvi dizer inclusive, que fora um Eng.º de Brasília que foi contratado pra resolver aquele problema! Na minha opinião, dinheiro jogado fora!

    P.S.2: Gostaria que você fizesse uma matéria falando sobre a falta de calçadas em TODA A CIDADE!

    Grande abraço!!!!

  2. 29 de abril de 2010
    Ronaldo Bezerra

    Achei bastante interessante essa matéria.
    Ontem oh povo foi traído

    1 MINUTO DE SILÊNCIO!

    Não é pelas mortes causadas pelas chuvas,
    mas sim para o povo brasileiro.

    Ontem os deputados federais
    mostraram a cara e não votaram

    o projeto de lei FICHA LIMPA.

    Para quem não sabe, ontem foi rejeitada a votação, na Ordem do Dia
    da Câmara Federal, o Projeto de Lei FICHA LIMPA,
    que impede a candidatura a qualquer cargo eletivo,
    de pessoas condenadas em primeira ou única instância
    ou por meio de denúncia recebida em tribunal
    – no caso de políticos com foro privilegiado –
    em virtude de crimes graves como:
    racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas
    e desvio de verbas públicas.
    A IMPRENSA FOI CENSURADA E ESTÁ IMPEDIDA DE DIVULGAR!

    PORTANTO, VAMOS USAR A INTERNET
    PARA DAR CONHECIMENTO AOS OUTROS
    198.000.000 DE BRASILEIROS

    QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS TRAÍRAM
    O POVO!!!

    PRONTO…AGORA ESTÃO LIVRES, E DESEMPEDIDOS PARA CONTINUAREM A FAZER AS DIVERSAS “AÇÕES” EM PROL DO POVO…ATÉ QUANDO, VAMOS TER QUE CONVIVER COM ESSAS MAZELAS, CORRUPTOS E FALTA DE VERGONHA DE UMA CAMBADA DE CONGRESSITAS, RESSALTANDO QUE NEM TODOS SÃO CORPORATIVISTAS.

  3. 30 de abril de 2010
    Fabiana Melo

    Bom dia !!!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Blog, e pela iniciativa desse fórum, o que para nós (população), é algo significativo, expor as opiniões quanto às variáveis da Cidade, a gestão pública entre outras.
    A questão do plano urbanístico, é realmente algo que foi deixado de seguir, observando o Leque, que é formado do Centro cívico, cujo este sim, seria um projeto a levar pro resto da vida, já que Boa Vista, cidade menina, que os gestores passados, tiveram oportunidades de moldar cada rua, praça, escolas e prédios institucionais, e hoje se perdeu toda aquela magnitude. Os demais bairros, passam a ser somente mais um, sem contar com as invasões e os apelidos que as colocam, nome do fulano e bla bla bla… aproveito aqui tmb e volto a lembrar, que o mundo perde objetivos, metas e algo muito importante a qual prezo bastante, a Essência, a cultura, e vai dando rumo nas coisas “sem eira nem beira”… enfim, este espaço pode contar com meu apoio e divulgação! Um abraço!

  4. 30 de abril de 2010

    Com relação aos acidentes de trânsitos em Boa Vista, volto a dizer que o problema vai alem da sinalização, é falta de educação mesmo. De uns tempos para cá qualquer um pode tirar um veículo, e ainda temos uma série de jovens (muitos menores de idade) sem a menor responsabilidade, bebendo e fazendo manobras perigosas. Sem se falar que tem meio mundo de gente habilitada, mais não sabem dirigir. Aliada a falta de fiscalização e educação / sensibilização temos por resultado os inúmeros acidentes. É só ficar em uma Av. larga e reta que poderemos constatar como as pessoas andam em alta velocidade, sem o menor respeito pelos demais (especialmente pedestres e ciclistas). Ahhh, estava esquecendo também da falta de educação por parte dos pedestres, que muitos se atiram no meio do trânsito, outros desfilam na rua como se estivessem em uma passarela. Precisamos mesmo, alem de aprimorar a sinalização é de uma campanha educativa em massa que envolva toda a comunidade, e muita fiscalização, mais em longo prazo. Não estou falando dessas campanhas mixurucas realizada pelo Estado e Município que duram algumas semanas, quando duram!!!

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.