Circulou ontem pelo twitter uma informação preocupadora: A de que, com dinheiro da Copa do Mundo, a Prefeitura está pensando em construir um viaduto sobre a Praça do Centro Cívico.

De imediato protestei. Penso que isso tirará a beleza do nosso centro cívico. Viaduto em lugar nenhum embeleza. É uma intervenção urbanística perversa. Lá em São Paulo o Prefeito vai demolir o Minhocão. Aqui querem construir uma minhoca.

É certo que o sistema radial concêntrico de Boa Vista, notadamente do/e para o Centro Cívico vai trazer maior congestionamento para aquela área, principalmente de acesso dos veículos. Mas não é com viaduto que vai se resolver essa questão. Esse sistema radial concêntrico tem um limite de uso tolerável. Depois disso o que tem que se fazer é uma desconcentração da cidade. Há que se fazer um rearranjo do trânsito de imediato naquele centro para que não seja necessário construir viadutos nem rampas de acesso.

Penso que antes de se tomar qualquer decisão o Poder Público deve discutir o tema com as pessoas da cidade. Abrir a discussão é sempre mais democrático para se obter as melhores decisões.

PS.: Qual sua opinião sobre a possível construção de um viaduto sobre a Praça do Centro Cívico de Boa Vista? Lembro que sem viaduto Boa Vista é a cidade mais bonita da Amazonia sob o ponto de vista urbanistico

  1. 7 de May de 2010
    Milton Nascimento

    Meu caro professor, não é um viaduto que vai resolver esse congestionamento na zona central de Boa Vista. Em primeiro lugar,esse congestionamento tem horário. O “pico” é entre as 8 e 9 horas damanhã; depois, das 13 às 13,30 horas e termina no final da tarde entre 18 e 19 horas. Junto á Secretaria de Educação deveria há muito tempo ter sido colocado um semáforo para diminuir o “gargalo” que ocorre ali diariamente. O que se faz necessário é exatamente o que o professor diz. Como fazer isso? Consultando os que aqui vivem e trafegam por aqui e não trazendo consultores ou o que seja, de fora do estado para resolver o problema.

  2. 7 de May de 2010
    Ronaldo Bezerra

    De fato um viaduto praticamente no centro de Boa Vista, tirará a beleza que é praça Centro Civico, o melhor seria fazer um estudo, (que de já deve existir) das vias de acessos bairro/centro e vice-versa, e drenar vias que facilitem os veículos transitarem com uma maior rapidez,e sem congestionamentos nas horas de vir para o trabalho e no retorno.

  3. 7 de May de 2010
    Clotilde de Almeida Filgueiras

    Como é de costume já estão determinando mudanças na fachada da “nossa casa”.Ainda acho que estas decisões deveriam ser tomadas através de consultas a sociedade através de um plebiscito, por exemplo. Viva a democracia!

  4. 8 de May de 2010

    Concordo com à audiência publica.Outras alternativas devem ser analizadas para a solução do problema. A praça do centro civico é espaço historico-cultural que deve ser preservado.Se possivel intocável

  5. 11 de May de 2010

    tenho outra sugestao… o viaduto deve ser no cruzamento da mário Homem de melo com a av. venezuela, afinal o trânsito é intenso naquelo local e não comprometeria a estética da cidade.

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.