Estamos na época das chuvas em Roraima. Chove com maior intensidade nos meses de abril a agosto. Mas a cidade de Boa Vista, entra ano e sái ano, não é preparada para as fortes chuvas desse período.

De ontem à tarde para hoje choveu, e está chovendo, muito. Resultado: excetuando-se alguns bairros como São Vicente, Calungá, São Pedro e o Centro da cidade, a maioria dos outros  estão alagados. Boa Vista é como um fundo de prato: as águas da chuva não tem para onde escorrer, os bueiros estão entupidos e estas se acumulam.

A Prefeitura da cidade deve ter muito trabalho neste inverno e necessita trabalhar rápido para tirar as pessoas de dentro da água.

Mas não basta fazer esse trabalho paliativo para este inverno. É necessário uma mudança de atitude: a construção das ruas da cidade precisa seguir normas técnicas de drenagem das águas (não seguem. Isso é fundamental). Os bueiros dos igarapés precisam ficar PERMANENTEMENTE LIMPOS (e não ficam). A cidade necessita ser limpa com mais frequência (e não é). Os moradores necessitam ser mais proativos não sujando tanto e não jogando lixo nos bueiros e nos igarapés.

E olha que o mês que registrou maior precipitação mensal não foi maio, mas sim JULHO de 2008 com 401,1 mm, ou seja, vem mais água por aí.

PS.: Colabore e informe com está seu bairro, rua, sua casa. Isso lhe trouxe já algum prejuízo? Como você está se preparando para os 2 próximos meses de chuva?

  1. 13 de May de 2010

    Ainda não saí de casa, mas por hora, o bairro Liberdade está inteiro. O único prejuízo é não ter uma via de acesso ao centro, ou transporte publico.

  2. 13 de May de 2010

    Definitivamente a cidade está um caos!
    O que deve ser feito?
    Primeiramente um trabalho sério (e que resulte em alguma coisa) junto à população para que evitem jogar lixo nas ruas. Pode parecer besteira, mas isso contribui e muito para comprometer o escoamento da água.
    O segundo passo (se não os dois juntos) é uma ação eficaz do Município em trabalhar o sistema de esgoto. Uma ação como essa já deveria ter sido pensada.
    Planejando e pensando o futuro não passaríamos pelo que passamos hoje! Não é verdade?
    Por falar nisso… estou desenvolvendo um projeto, nesse sentido, junto ao Núcleo de Prática Jurídica da faculdade onde estudo. Espero começar o quanto antes. Essa semana já definiremos alguns pontos. Quero justamente aproveitar tudo isso que vem acontecendo para mostrar a importância de prevenção e conscientização da população.

    Grande abraço a todos e caso tenham alguma dita ou sugestão, sou todo ouvidos. Vleu!!!

  3. 13 de May de 2010

    Vixx… eh de lamentar mesmo, e o pior de tudo eh saber a situacao em que a prefeitura esta, nao tem nem dinheiro para pagar o quadro de funcionarios inteiro! Imagina como vai ficar a situacao com o aumento das chuvas!

  4. 13 de May de 2010

    não há como negar, que falta sim, um trbalho intenção das instituições competentes, mas como disse “Os moradores necessitam ser mais proativos não sujando tanto e não jogando lixo nos bueiros e nos igarapés.” – temos que primeiro fazer nossa parte, para poder cobrar melhorias.
    O pior: ainda tem 2 meses de chuva pela frente!

  5. 13 de May de 2010
    Milton Nascimento

    A Boa Vista planejada ficou muito bonita, senão a mais bonita do Norte do país. Porém, não tem escoamento para as águas fluviais. Culpa de quem? De quem a projetou? Daquele que administrou depois da sua construçáo? Do morador que não faz a sua parte? Daquele (s) que depois da estação chuvosa diz (em) que vai conseguir recursos para resolver esse problema de vez? Vamos deixar para resolver o problema em qual verão? Culpa das empreiteiras que não fizeram o serviço corretamente e por isso a chuve leva rua, igarapé, canalização e tudo o maiso. Meu caro professor, prepare – se para ouvir a mesma ladainha de antes, agora, nesse período de eleição. Vamos culpara o FPM? De novo? E depois? Bem, o eleitor não tem boa memória.

  6. 13 de May de 2010
    vereador Rosival

    Nenhum planejamento será capaz de prever o imprevisto com chuver em um dia o que deveria acontecer em um mês e meio.A cidadania é um direito de todos. Implica tambem que o cidadão deve fazer a sua parte ex: jogar o lixo na lixo,não nas valas, não jogar lixo nas ruas, näo invadir as áreas de APP. Não se pode responsabilizar somente o poder publico eu entendo que ambos tem cumplicidade.

  7. 13 de May de 2010

    Caro amigo Rosival, Tenho que discordar de você. Há planejamento capaz de prever a chuva que aconteceu hoje com muitos anos de antecedência. A ciência tem poderes para isso. E o Planejamento Urbano, bem feito e coerente, usa essas ferramentas científicas para planejar. As cidades brasileiras, em sua maioria, não usam essas ferramentas, daí os prejuízos causados pela força da natureza. Como digo, há necessidade de uma atitude do poder público para ser antes de tudo EFICIENTE e EFICAZ. Os moradores não colaboram por falta de educação que também é uma ação faltosa do poder público.
    Não temos que ter pena do Poder Público, mas abrir os olhos para as possibiliades que a ciência oferece para que ele, o Poder Público, cumpra melhor o seu dever.
    Fico feliz com sua participação no nosso Blog. Mande sempre. Esse é um espaço de, e para, discussão.

    Um abraço
    Amberê Freitas

  8. 14 de May de 2010
    Milton Nascimento

    Dr.Aimbere, como diria um atirador, o senhor “acertou na mosca”. Não é a primeira vez que nossos bairros sofrem com enchentes. A avenida dos Bandeirantes alaga com qualquer garoa. Foi colocada tubulação lá e continua alagando. A chuva de quarta – feira mostrou que os problemas de antes, são piores quando acontece o imprevisivel que pode ser previsivel. Os alagamentos que ocorreram nessa semana, acontece sempre e tendem a piorar se nada for feito.

  9. 14 de May de 2010

    a chuva de boa vista tem data certa para acontecer, basta ver os índices pluviométricos da cidade. Desta forma, não adianta argumentar que foi uma chuva inesperada que casusou o caos na cidade.

    assim, com data certa para acontecer, é CULPA DA PREFEITURA não tomar providências para evitar os alagamentos que, como se sabe, acontece quase sempre nos mesmos locais….

    só resta promover uma ação contra o município, responsabilizando-o pelos fatos.

  10. 14 de May de 2010

    caro vereador rosival. nao adianta culpar o povo somente pelo entupimento das valas….é essencial que nas datas chuvosas ( meses de maio, junho e julho), se faça oum trabalho preventivo…

    muito boa a sua participação.

    obs: em relação ao nosso papo antigo das lotações…ouso discordar da sua opiniao…rsrsrrsrsrsrsr

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.