Neste momento o Presidente do Brasil, Lula, segundo os jornais, está em Teerã tentanto mediar um acordo de uso pacífico de energia nuclear junto ao seu colega Presidente do Irã, Almadinejad.

A impressão que tenho é que o Brasil está se metendo onde não deveria se meter. O Irã é uma nação que não respeita em nada os direitos humanos. Reprime com muita violência as manifestações democráticas, etc. E um lugar onde não se cultiva a liberdade. É o inverso do Brasil em quase tudo. Basta olhar para uma mulher iraniana na rua e para uma mulher brasileira na rua e mais ainda na praia. Adotam valores completamente adversos.  Pelo que se sabe Lula entende muito pouco de temas religiosos históricos e o Irã é um país movido a religião e ainda por cima a muçulmana bem diferente do cristianismo do Brasil.

Isso tudo pesa na hora dos líderes iranianos ouvirem os conselhos do Presidente do Brasil. Não que o Brasil não possa ser conselheiro, mas é necessário que cada qual fique no seu quadrado. Nós mesmos nos indignamos quando vem um cara de algum país dizer o que devemos fazer nesse ou em qualquer outro assunto. E como eles tem vindo aqui encher o saco da gente.

Nosso Blog existe para promover o debate de temas locais, regionais, nacionais e  internacionais. E este é mais um para o qual proponho uma discussão. Sei que muitos abominam discutir e especialmente esses temas mais distantes. Mas vamos lá.

PS.: Qual sua posição? Lula está certo ao se intrometer nesse assunto do Irã? Não seria melhor ela cuidar mais dos nossos eternos problemas da pobreza, da miséria, das invasões de terra, das nossas fronteiras desguarnecidas, etc. ?

Como pensa você? Alguém que pretende chegar  ao Senado deve considerar as opiniões dos comentaristas e dos twitteiros de Roraima, da Amazonia, do Brasil e do exterior e tê-las como guia. Vamos pensar.

  1. 16 de May de 2010
    Antonio C S Diniz

    Quando da passagem de Jesus neste mundo ele não escolheu e nem escolhia com quem conversa,e assim tem que acontecer com os Governates deste mundo tão ou igual na violência,não estou comparando Lula com Jesus,mas temos que mudar,ter atitude e caminhar para novos momentos nesta globalização de individuos de um só Deus.

  2. 16 de May de 2010
    Ronaldo Bezerra

    É complicado e, ao mesmo tempo extremamente delicado, um país como o Irã totalmente diferente do nosso, com seus costumes, sua crença e outras mais, é uma faca de dois gumes; quem pode afirmar com exatidão o que eles pensam em relação ao nosso país? Eu acredito, se o Lula foi para ouvir o que eles tem a dizer a respeito sobre o uso pacifico da energia nuclear, ótimo, ou uma alternativa para acalmar os ânimos de outros países e se conseguir parabéns ao nosso presidente, mostrando para o mundo, que ele é um dos grandes líderes mundial.

  3. 16 de May de 2010

    a tradição do nosso país é pacifista.nao impomos a ninguém nosso modo de vida. o fato do irã não se alinhar com os costumes ocidentais nao quer dizer que esteja totalmente errado.

    o Brasil, como expoente da américa latina deve e pode intermediar um acordo com o irã, QUE tem a ousadia de discordar da “POLÍCIA DO MUNDO” – U.S.A.

    é isso aí lula…..vamos lá e chega de americanISsmos….

    BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.