Depois de muita luta dos aposentados, o Congresso Nacional aprovou um mísero reajuste de 7,7% para os aposentados do INSS que ganham mais de 1 Salário Mínimo. O Governo havia proposto 6,14%, ou seja um diferença bem pequena em relação ao que foi aprovado. Mesmo assim, dizem os bem informados, que ouvindo os Ministros da área econômica, o Presidente vai vetar o aumento de 7,7% porque iria fazer um deficit na previdência de 18 bilhões de reais por ano.
Estudos econômicos comparativos mostram que se o Banco Central adotar uma postura de diminuição dos jurus basicos de apenas 1,7 pontos, esse diferencial economizado cobre os 18 bilhões do deficit. Ou seja, anula o deficit da previdencia alegado e dá aos aposentados esses tais 18 bilhões.
Mantendo os jurus atuais, (e se aumentar, é pior) esse dinheiro todo vai para os bancos especuladores e estes ficarão cada vez mais ricos.
PS.: A pergunta é: E a tão propalada distribuição da renda nacional? Há ou não há intenção de fazer uma redistribuição? Os aposentados que descontaram a vida toda uma contribuição para sua aposentadoria num certo padrão e veem a cada ano esse padrão cair? Como ficam?
Meu caro professor,Lula nunca pensou que de pedra poderia virar vidraça. Nos tempos idos, ele combatia o governo em prol do aposentados, hoje porem, a historia é outra. Mas o interessante da coisa é que quando se trata do aumento de salário da Câmara Federal, Presidência,Senado, etc., o reajuste é feito à noite, em sessão extraordinária, com direito a jeton, e rapidamente, sem contar com os generosos indices aplicados, acima da inflação, e sobretudo, com efeito retroativo.
Comments
Post a comment
You must be logged in to post a comment.