Sem duvida o Monte Roraima, que inclusive empresta seu nome ao Estado, e o mais importante e conhecido ponto turistico de toda regiao que abrange Roraima e a Venezuela. Turistas do mundo inteiro chegam a Venezuela para visitar o Monte Roraima. Pagam caro por isso.

Todavia o mais interessante e que os turistas brasileiros precisam ir a Venezuela, pagar para os venezuelanos para poderem subir. E pelo lado da Venezuela somente.

O Monte esta exatamente na divisa entre os dois paises e mais a Guyana. E a chamada triplice fronteira. A pergunta ‘e: Por que nao se tem acesso ao Monte Roraima pelo lado brasileiro? A resposta ‘e a seguinte: Pelo lado brasileiro o Monte apresenta uma inclinacao negativa de aproximadamente 600 a 800m de altura. A escalada so ‘e permitida para experientes alpinistas. Mas poderia ser totalmente realizavel se um teleferico, tipo bondinho do Pao de Acucar do Rio de Janeiro, fosse construido do lado do Brasil. O turista subiria esses 800m pelo teleferico e dai prosseguiria se assim desejasse ate o pico.

Na base do teleferico seria montada uma infraestrutura hoteleira de alto nivel para os turistas que desejassem se hospedar por ali e usar o teleferico.

No mais seria estrada de bom nivel, servicos de hotelaria, internet, TV, etc

Isso sim desevolvera o turismo em Roraima. A partir dai nao precisariamos ir ate a Venezuela e ao contrario poderiamos receber os turistas do mundo inteiro que vistam aquele ponto turistico constantemente.

Isso e mais uma ideia para ser discutida e aprimorada pelo internautas e comentaristas desse Blog. Tenho o proposito de discutir e ampliar a participacao. Conto com seu comentario.

PS O que voce achou da ideia? Vale a pena tentar?

  1. 10 de June de 2010

    Saudações, caro mestre!
    Colocações extremamente pertinentes. Na minha concepção, o potencial turístico do Estado de Roraima é imenso, mas, infelizmente, pouquíssimo explorado. Sem dúvida, dentro da perspectiva de crescimento do Estado deveriam haver ações concretas direcionadas ao fomento do potencial turístico em todas as suas formas. Temos uma fauna e uma flora exuberantes. Únicas no Brasil. Razão suficiente para explorar turismo de observação, aventura, ecoturismo e oferecer inúmeras opções para quem chega por aqui. Imagine se pudermos acrescentar ao pacote, o acesso por terras brasileiras ao Monte Roraima? Seria a mola que falta para alavancarmos nosso potencial turístico. Abraços.

    • 10 de June de 2010

      Assim estaremos no caminho concreto do crescimento da economia. O turismo e uma opcao abracada pelas boas cabecas pensantes do mundo. E Roraima tem potencial. Temos que sair do potencial para a realidade. Parabens pela contribuicao acescentando a fauna e a flora a serem exploradas como fonte turistica

  2. 10 de June de 2010
    Gersika Nascimento

    Olá professor,
    Ótimas colocações. De fato o turismo em Roraima precisa ser melhor explorado, pois este é o nosso maior potencial.
    Ainda irei subir ao Monte, mas infelizmente será antes de suas sugestões, que devem demorar anos para se tornarem realidade.
    Enfatizo ainda que para uma obra de tal porte é preciso analisar bem o impacto ambiental… tudo deve ser feito de forma sustentável.

  3. 10 de June de 2010

    Ótimas ideias professor. Pena que nenhum empresário local (ou de fora) tenha disposição para investir em turismo no Estado. Uiramutã é outro exemplo disso: cheio de belíssimas cachoeiras, tem uma vocação natural para o turismo. Entretanto, ninguém se interessa por aquele município, a não ser os garimpeiros, que destroem a natureza belíssima da região em busca de ouro e diamente (fato denunciado, inclusive, por mim no FatoReal (http://www.fatoreal.blog.br/geral/raposa-serra-do-sol-turistas-denunciam-garimpagem-na-cachoeira-do-uruca/).

    Grande abraço e parabéns pelo blog.

  4. 10 de June de 2010
    Marcia Brazao

    Acho esta idéia maravilhosa, eu com certeza seria uma a aproveitar este potencial com meu marido e filho, mas tenho que concordar com os posts anteriores: De quem seria o investimento? Governo federal? Particulares? Acho o Monte Roraima maravilhoso, com certeza é uma das maravilhas que temos, se tivesse coragem já teria conhecido pessoalmente. No momento estou meio desapontada com a nossa cidade, muito suja,Asfalto em ruínas (Ataide teive e Glaycon de Paiva) pontos turisticos abandonados, pouco comercial incentivando o turismo. Parece até Utopia uma idéia excelente como esta, mas se houverem investimentos nesta área, com certeza haveria grande retorno financeiro.

  5. 12 de June de 2010

    Uma bela ideia para tirar partido do atractivo turistico a partir do territorio Brasileiro, mas um risco de sobre-exploracao do recurso com o aumento de visitantes. Necessario calcular a capacidade de carga com a partilha multipla de acessos a um espaço multinacional bem como analisar a gestao integrada. No entanto desejo tudo do melhor para sua ideia e que ela seja partilhada por seus concidadaos.

  6. 13 de June de 2010

    Excelente Aimberê eu já cobrei o turismo em Roraima das autoridades brasileiras e uma andorinha não faz verão. Isto deve ser feito e Roraima é quem deve arrecadar pelo turismo; os países visinhos devem apenas desfrutar pagando.
    Também questiono porque existe policiamento proibindo brasileiros de entrarem no lado turístico? Faço propaganda da Rota 174 em todas as agências de turismo que conheço o brasileiro deve explorar o nosso Brasil que é belo não precisa ir para o exterior assim, será valorizado nossas belezas naturais, e Roraima poderá arrecadar um bom dinheiro para ajudar no seu desenvolvimento sustentável.
    Já pensou pousadas,ambiente naturalista, água pura as nuvens batendo na face, deve ser muito lindo!.

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.