Hoje Boa Vista completa 120 anos de sua fundação. Muita festa e alegria.

Boa Vista é ainda uma cidade jovem.

Vejam bem: Belém do Pará, a metrópole da Amazônia, tem 394 anos. Manaus, hoje a maior cidade da região amazonica, tem 352 anos. São mais de 2 séculos de diferença de idade entre essas duas cidades e Boa Vista. Comparativamente com essas cidades mais importantes da região, Boa Vista é ainda uma menina.

Todavia, se compararmos o desenvolvimento de Boa Vista com outras três jovens capitais  de estados brasileiros, observamos que Boa Vista, ao longo de sua existência, ficou para trás. Quem conhece Goiânia, Belo Horizonte ou mesmo Palmas, pode aferir isto.

Goiânia foi fundada em 24/10/1933. Tem, portanto, 77 anos. BH é de 1897. Tem 113 anos e é mais nova que a nossa BVB. Já Palmas, no Tocantins, foi fundada em 20/05/1989. Tem apenas 21 anos. E essas três capitais nacionais apresentam um desenvolvimento maior e melhor que Boa Vista.

E qual a razão desse quadro?

Boa Vista foi município do Amazonas por 53 anos e capital de um Território Federal por 48. Ou seja dos seus 120 anos, em 101 ela foi submissa a um estado que a despresava e a um poder central (federal) que não lhe deu um rumo. Durante a vigência do Território Federal o que prevalecia era a doutrina de que aqui era área de segurança nacional e mais nada. Tinha que se ater a esse objetivo.

Então, nos seus 19 anos restantes, só aí é que Boa Vista despertou para a expansão dos seus equipamentos urbanos e de um apoio aos seus habitantes. Vejam que só agora, em 2009/2010 é que seus moradores estão se tornando donos dos seus lotes de terra.

Mas mesmo assim, mal tratada e despresada, Boa Vista é muito boa para nela se viver. Mais por sua gente que sofre com a falta de energia e de água, de cinema e de teatro, de caviar e de roque, de futebol e de carnaval, mas vivemos em paz e em segurança. Sim, apesar de tudo que vem acontecendo, ainda somos uma cidade segura. Menos no trânsito, é verdade. O trânsito precisa matar menos. Quem duvidar da nossa segurança pode conferir e comparar com outras capitais.

Aniversário serve também para reflexão.

PS.: Você gosta de Boa Vista? Por qual razão?

  1. 9 de July de 2010
    Karl Leite

    Amigo Aimbere,
    Parabens pela excelente aula de desenvolvimento economico de Roraima.
    Abs, Karl Leite
    Natal, RN

  2. 9 de July de 2010

    Boa Vista é uma cidade fascinante, não obstante dos problemas sociais e infraestruturais dos quais ainda padece. É um lugar que “transpira” possibilidades para todos os que são daqui ou que aqui chegam, como eu. Plana e radiante, Boa Vista tem tudo pra se tornar uma cidade modelo para o Brasil em vários aspectos, destacando-se os sócio-econômicos. Mas, para isso, será preciso mais comprometimento coletivo dos políticos que gerem e planejam o destino da cidade. Engenharia de tráfego, palnejamento urbanístico, preservação do patrimônio histórico e ambienal, melhoria da infraestrutura viária, drenagem e esgotamento sanitário, etc., são alguns dos aspectos a serem melhorados, com seriedade, compromisso e respeito aos direitos e à dignidade dos moradores desta cidade.

  3. 9 de July de 2010
    Aimberê Segundo

    Pai,
    Realmente Boa Vista é uma cidade linda. Poderia ser muito melhor se os políticos soubessem um pouco da história dessa cidade. Somente conhecendo a origem e a formação dessa bela capital será possível traçar os melhores caminhos a serem seguidos para o futuro. Sei que o senhor é um estudioso fervoroso de Boa Vista. Está sempre analisando os dados econômicos e de desenvolvimento de Roraima (de Boa Vista por consequência). Está, portanto, atualizado com a história da nossa maravilhosa cidade.
    abs,
    Aimberê Segundo

  4. 9 de July de 2010

    bom artigo, dr., e de fato, boa vista é uma menina, e tem muito ainda a crescer, e tem em si um povo obreiro, e só por isso já faz muita diferença.
    amo essa cidade porque vivi o meu maior amor, e único, e dele resultou meus dois primeiros filhos – cauã e ygara – e assim, tenho um sentimento profundo com essa terra, que sempre foi minha, já que sou amazonense, e dessa terra tiro ainda o respeito, a adimiração, o trabalho e zelo.

  5. 9 de July de 2010
    Ken Rendón

    Excelente reflexión amigo Aimberê, en Venezuela nos pasa lo mismo con las regiones del Sur: Amazonas, Bolívar y Delta Amacuro, estados olvidados por los gobiernos centralistas, vivieron sus mejores años durante los años 90 con los inicios de la descentralización, pero sucumbieron ante el hambre insaciable de los políticos de turno que se robaron los dineros públicos a gusto. A partir de 2000 el nuevo gobierno no ha hecho mucho más para profundizar la descentralización aunque el paso inexorable del tiempo y la llegada de las tecnologías de masas han hecho posible cierto avance en estas regiones. Me resulta increíble que en Venezuela solo hemos fundado una solo ciudad en el último siglo (Puerto Ordaz en 1961); por lo demás, pasan los gobiernos todos con mentalidades retrógradas, atrasadas queriendo implementar ideas de los siglos 18 y 19. Sin embargo y a pesar del olvido gubernamental las poblaciones del sur de Venezuela han crecido exponencialmente en lo que se refiere a población, el Estado con más desarrollo del sur es Bolívar, desarrollo basado en sus empresas de minas, las cuales en este momento pasan por situaciones muy negativas, la producción ha bajado mucho; Puerto Ordaz hace 25 años era como describes Boa vista salvo que tiene empresas metalúrgicas y de minas, todo era tranquilidad, paz, armonía, pero en los últimos 10 años se ha perdido todo eso con el crecimiento indiscriminado de la población y la falta de empleo debido a la quiebra de miles de empresas incluidas industrias básicas de aluminio, hierro, acero, etc.
    Esperemos que los hermanos brasileros hagan las cosas mejor, como nos tienen acostumbrados, y no dejen perder las bellezas de esta ciudad y su región en el olvido de los gobiernos de turno. ORDEN y PROGRESO ese debe ser el lema de todos los países como los nuestros, es lo que hace falta. Gracias por compartir esto con nosotros amigo, saludos.

  6. 9 de July de 2010

    Acho Boa Vista uma cidade muito linda, com uma estrutura peculiar e muito pessoal. Abrigo de muitas famílias acolhedoras. Não nasci aqui, mais foi o espaço onde meus pais escolherão para morar e constituir o futuro. Apesar de tudo gosto daqui, tudo é fácil, nada é tão longe quanto no RJ de onde viemos.

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.