Roraima pode ser considerado o segundo lar dos maranhenses. Sim, pois esse pedaço de terra brasileira que se chama hoje ESTADO DE RORAIMA já foi um pedaço do Estado do Maranhão. Quando falo isso as pessoas ficam meio incrédulas. Mesmo os maranhenses não creem muito nisso. Mas é a mais pura e cristalina verdade.

A história nos mostra que durante mais de um século e meio da História do Brasil entre 1621 e 1772 o que hoje é Roraima, Amazonas, Pará e Rondonia compreendia o Estado do Maranhão num primeiro momento e depois Estado do Maranhão e Grão – Pará. Basta rever os estudos de história para comprovar essa afirmativa.

E mais recentemente, no século passado, quando Getúlio Vargas criou os Territórios Federais, em 1943, nada menos que 6 gestores nascidos no Maranhão governaram o Território Federal do Rio Branco, hoje Roraima, basta ler meu livro de Geografia e História de Roraima do ensino fundamental. Foi o estado brasileiro que teve mais pessoas dele originado, governando Roraima.

Hoje Roraima detem uma boa participação de sua população composta de maranhenses de origem. Parabéns aos maranhenses que sempre voltam às origens, como aqui. Sim o Maranhão de hoje padece de muitos problemas sociais e econômicos, frutos dos governos que por lá passaram. Muitos dos maranhenses que aqui estão, vieram em busca de uma vida melhor e de uma oportunidade, mas continuam maranhenses e, como Roraima já foi Maranhão, estão muito bem em sua terra.

P.S.: Você é maranhense? Ou se não é, conhece algum? Sabia que Roraima já foi Maranhão? E os maranhenses estão bem em Roraima?

  1. 20 de July de 2010

    Muito bom e esclarecedor esse texto. Quem disser que mora em roraima e não conhece um maranhense, ou tá mentindo ou é doido. Dificil mesmo é conhecer roraimenses morando aqui. (brincadeira) Gostei do texto, parabéns Senador.

  2. 24 de July de 2010

    Professor Aimberê, a História nos traz incriveis revelações,exponho abaixo o post que publiquei em Protógenes contra a corrupção.

    Incrível professor! no Nordeste Pernambucano, em nosso Brasil teve CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO… HOLOCAUSTO NORDESTINO! é espantoso! comecei a estudar engasgada que estava porque nos anos sessenta os militares aliados aos intelectuais e as classes dominantes que a meu ver são todos sionistas, expulsaram os nordestinos para as grandes cidades como SP,RG,MG? sabe Aimberê, a resposta para mim foi forte inacrditável mas verdadeira! tão verdadeira como a água de Roraima que vc não troca por nada neste mundo leia… abaixo, no final menciono outras barbáries de genocídio no Brasil.

    Portanto fico feliz com a sua colocação de alegria com a presença do povo Maranhense tão sofridos pelo desgoverno do FEUDAL Sarney & Cia.
    Assim como, nós paulistas sempre tratamos os nordestinos com respeito e nos misturamos sem preconceitos.

    OUTRA, QUERO VER RORAIMA A CIDADE SAGRADA TURÍSTICA, E ORGULHO DOS BRASILEIROS.

    http://protogenescontraacorrupcao.ning.com/profiles/blogs/campos-de-concentracao-no

    abraços,
    Marilda Oliveira

  3. 24 de July de 2010

    No comentário anterior digo, SP,RJ,MG

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.