A Câmara dos Deputados, contrariando o governo, aprovou a distribuição dos recursos do Pré-Sal entre TODOS os estados brasileiros, incluindo Roraima, lógico.

O projeto está, agora, no Senado da República, onde Roraima tem presença marcante.

A questão é a seguinte: os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo são contra essa distribuição entre TODOS os estados. Querem o dinheiro só para eles. O governo diz que trabalhará para derrubar essa exigência no Senado, e para isso tem lideranças expressivas concordando, assim, com RJ e ES, mas se não derrubar, Lula  prometeu vetar essa parte do Projeto de Lei que garante a distribuição entre TODOS.

E agora, onde está você? Quer que o projeto seja aprovado com distribuição para TODOS ou apenas para o Rio de Janeiro e Espírito Santo?

P.S. Lembrando que o petróleo está no mar e o mar não pertence aos estados, mas à União.

Qual sua opinião?

  1. 3 de December de 2010

    Caro Aimberê !
    Considero um absurdo estarem discutindo tal assunto.
    Creio que parlamentares e governo deveriam partir de uma premissa natural: o pretróleo está em território brasileiro, então é um bem de TODOS os brasileiros.
    Se é de todos, então os benefícios dele oriundos devem ser divididos igualitariamente entre TODOS os brasileiros, não importando onde vivam no país.
    Vejo isso como natural, racional, não questionável. Qualquer outra forma de “dividir” essa riqueza natural (ninguém fez nada para que a tenhamos)é puramente oportunismo, falta de escrúpulos e safadeza de canalhas sempre prontos a se assenhorarem das riqueza desse país.
    Provavelmente, mais uma vez o Brasil perderá um consistente degrau para sair de vez de subdesenvolvimento, se deixar “meia dúzia” de oportunistas controlarem os vultosos lucros que o Pré-Sal proporcionará ao país, nas próximas décadas.
    Abraços !!!

  2. 16 de December de 2010

    Prezado Aimberê Freitas, espero que já tenha passado a ressaca das eleições.Quanto a distribuição dos recursos do Pré-Sal entre TODOS os estados brasileiros, incluindo Roraima, lógico acho muito justo vista que os mares circulam a República Federativa do Brasil e os minérios extraídos do seu solo devem ser repatriados em benefício da União. Infelizmente, sabemos que nos dias de hoje em decorrência do entreguismo que toma conta dos líderes políticos, e em face do amôr não sei até qdo? que une Lula e Sergio Cabral, falam em individualismo. Puro egoismo, fazerem uso de algo que a eles não pertence… mas, como vc tem em Roraima (como diz)a melhor água do mundo e esperando eu que a rainha da Grã-Bretanha permita que continue tomando, anexo um texto que gostaria que lesse e por favor opinasse no meu blog. É uma luta de pesquisa desde 2008 sobre este mineral nióbio que tornaria o Brasil auto-sustentável resolvendo principalmente a questão social; previdência,meio ambiente,saúde mas, o governo omisso camufla,entrega, não deixa acontecer. Nós povo brasileiro precisamos levar nossas vozes.
    abraços,
    Marilda Oliveira
    São Paulo – SP
    http://niobiobrasileiro.blogspot.com/2008/12/niobio-minerio-brasileiro-parte-01.html#links

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.