Trechos da coluna de Andrés Oppenheimer -Miami Herald- La Nacion

Xangai, número 1 em teste escolar mundial. Pela primeira vez uma cidade chinesa conseguiu o primeiro lugar no mais reconhecido exame padronizado mundial para estudantes de 15 anos, o teste Pisa, administrado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No teste de compreensão de leitura, a Coreia do Sul ocupou o 2º lugar, Estados Unidos 17º; Chile 44º, Uruguai 47º, México 48º, Brasil 53º, Argentina 58º e Peru 63º. Em matemática, Cingapura ficou em segundo lugar, os Estados Unidos em 31º, Uruguai 48º, Chile 49º, México 51º e Argentina em 55º.

Numa economia global baseada em conhecimento, o teste PISA é considerado peça chave para determinar quais países estão mais avançados na criação de cientistas e tecnólogos que poderão desenvolver produtos cada vez mais sofisticados. Apesar do teste Pisa ter avaliado apenas “uma” China, a elevada pontuação dos jovens de Xangai parece confirmar a ideia de que a China está formando novas gerações altamente qualificadas que poderiam desafiar a supremacia científica do Ocidente.

A Coreia do Sul alcançou um recorde de patentes. Embora os Estados Unidos continuem sendo o maior produtor mundial de invenções, os países asiáticos estão ganhando terreno e os latino-americanos estão ficando para trás. A Coreia do Sul dobrou suas patentes registradas internacionalmente na última década e chegou a 8.800 em 2010, segundo o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. Em contrapartida, o número de patentes dos EUA sofreu uma queda na última década, chegando a 83.400 no ano passado. Em comparação, o Brasil registrou apenas 103 patentes em 2010, o México- 60, a Argentina- 45, e o Chile- 21, segundo dados do escritório norte americano.

  1. 7 de January de 2011
    Joaquim Felipe Guimarães

    Professor, eu entendo que o Sistema de Educação em si, não é falho! Mas podemos encontrar falhas nos canais desse Sitema, ou seja, dentro do Sitema! Pra ficar melhor, vou separar cada elemento: Professor, Aluno, Método, Estrutura. 4 elementos, os mesmos formam uma cadeia! O Professor necessita de qualificação para poder ganhar um bom salário. Ganhando um bom salário, terá facilidade em implantar um melhor método de aprendizagem ao aluno. Aí que entra o Governo. O Governo deve dispor de qualificação para esses professores, assim, esses professores poderão ganhar um bom salário fazndo com que o aprendizado dos alunos seja bem melhor, além disso, o Governo deve entrar com uma boa estrutura! Aí que há a mais poderosa falha: A corrupção! o dinheiro é, muitas vezes, desviado! não pode! está errado! é falha! mas se fossemos levar em consideração que não há corrupção, nesse caso! poderiamos ter uma melhora considerável. Bem, isso é só um pouco da minha visão a respeito da Educação do nosso país. Acredito que se começarmos agora, ainda dará tempo de vermos isso acontecer, a Educação do nosso país melhorar. Um abraço!

  2. 7 de January de 2011

    Olá meu Caro!

    Notei que você passou em meu Blog, amei seu comentário a respeito de minha entrevista, nossa estava aqui olhando o seu WebSite, vejo que possui muitos conhecimentos, e assuntos que me interessam muito!…
    Olha não tenho todo esse “porte” para uma entrevista contigo, mais garanto que farei o meu melhor a respeito. Caso queria ser entrevistado entre em contato comigo por email passando que assim estarei enviando as perguntas da entrevista, muito bom “seu espaço” e aguardo resposta…Email: cassiajrsilva@hotmail.com
    Beijos
    Com carinho
    Moment’s C@Ká

  3. 16 de January de 2011

    molto intiresno, grazie

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.