Carne bovina se “tornará artigo de luxo”

http://www.orm.com.br/oliberal/

CNA ADVERTE – Cenário mundial não dá margem para a queda de preço e tendência é de alta

Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o cenário mundial não oferece espaço para queda nos preços da carne bovina, e o brasileiro terá de substituir, gradativamente, o bife por frango, peixe ou carne de porco. “Com certeza podemos ter aumento da carne”, disse o vice-presidente de Finanças da CNA, Ademar Silva Júnior, ao ser questionado sobre a elevação dos preços da carne bovina, em movimento que teve aceleração no ano passado.

O comentário foi feito durante coletiva de imprensa na qual a CNA apresentou o Congresso Internacional da Carne, que será nos dias 8 e 9 de junho em Campo Grande (MS). Com o tema ‘Carne de qualidade para todos os povos’, o congresso tem por objetivo melhorar o posicionamento da carne bovina brasileira no mercado internacional e, portanto, promover aumento das exportações.

Segundo Silva Júnior, há uma mudança mundial no perfil de produção e consumo de carne bovina em escala global, com reflexos também no Brasil. “Talvez o bife não vá mais combinar com o arroz e feijão. Carne é um artigo de luxo”, disse. Ele citou que há uma tendência de redução do rebanho e de aumento da produtividade, por meio de criações intensivas, pois não é mais possível abrir novas áreas para pastagens. “Com certeza a carne vai aumentar de preço”, afirmou. Dados da CNA indicam que o total de cabeças criadas em confinamento deve subir de 2 milhões para 3 milhões de animais, ainda este ano. O Brasil tem um rebanho bovino de 200 milhões de cabeças.

  1. 12 de February de 2011
    Alexandre Horta

    Deveríamos observar também o impacto ambiental do rebanho que libera importante carga de gases aumentando nosso problema com aquecimento global. Aprendi a fazer proteína vegetal texturizada (carne de soja) que além do paladar muito ser muito bom ainda tem o lado saudável de uma alimentação que traz benefícios ao nosso corpo.

    • 12 de February de 2011

      Bom a sua alternativa é boa, mas permita-me discordar quanto à carne bovina, como fonte de proteina animal. Essa propalada carga de gases não existe assim com tanto alarde. Os carros que usamos esses sim deixam muito mais gases e todo mundo luta por um deles. A carne ao se tornar um “artigo de luxo” trará malefícios para todos idenpendente dos gases produzidos pelos animais. A não ser que se consiga substitui-la por carne de outros animias.
      Um abraço
      Aimberê

  2. 12 de February de 2011
    Prof Adail

    Muito desanimador tirar da mesa do brasileiro este tão precioso bocado de cada dia,em prool de absolutamente nada.

    Se não bastasse alta dos preços da carne bovina foi anunciado esta semana, no canal de tv terra viva, onde participei do debate, com perguntas referente ao consumo de carne no Brasil a população bovina que chegou aos trinta milhoẽs de cabeças de gado vacum, o que não justifica esta demasiada alta desproporcional aos salários do povão.

    Muita paz e felicidades Prof.Adail

    • 12 de February de 2011

      Bom há especulação, claro. Mas o que se discute é, antes de tudo, a falta de disponibilidade de Recurso Natural para exploração da pecuária. Principalmente quando voce pensa em termos de “boi verde”. Isso tem se tornado cada vez mais complicado. Concorda?
      Prof.Dr.Aimberê

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.