Ao contrário do que pensa a cultura popular, o açaí, muito comum na região amazônica, é “apenas” fonte de energia

Fruto de palmeira, o açaí é um dos produtos mais apreciados não apenas na Amazônia, mas em todo o país.

Açaí não cura anemia nem é fonte de ferro, mas seu bonito pigmento de cor escura, a antocianina, evita a formação de radicais livres e é um excelente antioxidante.

O pensamento de que o açaí é ideal para reduzir a anemia foi, durante muito tempo, disseminado em alguns setores da sociedade, mas estudos realizados no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) mostram que o fruto, apesar de ótimo energético, não possui esta propriedade.

A pesquisadora Lúcia Yuyama contou que os resultados de seus estudos demonstraram que a concentração máxima de ferro é de 1.2 miligramas em 100 gramas de polpa de açaí. Além disso, esse ferro não é absorvido pelo organismo. “Mas o açaí protege contra determinados tipos de câncer e contra doenças cardiovasculares. Ou seja, é benéfico à saúde”, disse a pesquisadora.

Outra característica do açaí, a “energia”, vem do fato de que o fruto amazônico é fonte de óleo e da fibra alimentar, assim como outras palmeiras. Daí a preferência de pessoas que possuem o hábito de praticar exercício ter predileção pelo açaí, já que o fruto comprovadamente cria estímulos energéticos.

Elaíze Farias para A Crítica de Manaus

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.