Estive na Escandinávia não só para visitar Stockholm (Suécia), Copenhagem (Dinamarca) e Oslo(Noruega) mas paraconhecer outras cidades mais ao norte da Noruega como: Trodheim, Bodo, Tromso e especialmente o North Cab, ponto extremo norte da Europa já no Círculo Polar Artico. Isso, porém no mes de Julho e para ver o SOL DA MEIA NOITE que ocorre no verão. A Aurora Boreal só ocorre no inverno, um espetáculo de cores e brilho.

A notícia seguinte foi divulgada pelas agencias internacionais e reproduzidas pela Folha de São Paulo esta semana.

Fotos divulgadas na última segunda-feira mostram a aurora boreal iluminando o céu de várias localidades da Noruega, como a vila Grotfjord e, mais recentemente, a cidade de Ersfjordbotn.

O fenômeno é criado a partir da colisão de partículas elétricas que são liberadas em explosões que acontecessem na superfície do Sol.

Quando chegam aos campos magnéticos da Terra, algumas dessas partículas ficam retidas e se chocam com moléculas e átomos presentes na atmosfera, o que gera a luminosidade.

Aurora é gerada por colisão de partículas do Sol e moléculas e átomos da atmosferra terrestre

  1. 23 de February de 2011

    Taí um lugar que eu adoraria conhecer; o filme do Barish eu vi umas quantas vezes. Amei essa foto, tens mais? Gostaria de duplicar ou copiar para meu blog, pode ser? Grande abraço

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.