Para ilustrar como está mudando o jeito de produzir e disseminar informações, um professor mostrou numa aula de jornalismo aqui em Harvard um site que, na prática, é uma bolsa de valores da maconha. Lá tem o preço da erva em centenas de cidades americanas, com uma divisão com base na qualidade. Essa “bolsa” só é possível porque milhares de pessoas voluntariamente decidiram cooperar.

A aula não era obviamente para estimular ninguém a fumar maconha, mas discutir como se lidar com novas tecnologias, que permitem a cada um publicar qualquer coisa. O relevante, agora que vemos como a internet é um dos ingredientes por trás das revoltas no Oriente Médio: estão surgindo projetos pela internet que deixam os poderes, qualquer poder, mais transparentes.

Gostaria de compartilhar com você, leitor, alguns desses projetos que eu conheci e permitem acesso a formidáveis fatos.

É possível, por exemplo, acompanhar em tempo real uma votação ou discussão parlamentar e ver na tela todos os interesses de parlamentar e dos governantes que se relacionam com aquele assunto. Dá para ver quem dá dinheiro na campanha, quem deu presentes, quem são os lobistas envolvidos, e por aí vai.

Gilberto Dimenstein, 53 anos, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Escreve para a Folha.com às segundas-feiras.

Sites para exercer sua cidadania digital:

Confira os sites e aplicativos mencionados na coluna do jornalista Gilberto Dimenstein, publicada no jornal Folha de S. Paulo.

Poligraph.org

Mais conhecido como detector de mentiras, este site vem sendo usado cada vez mais nos Estados Unidos. A página traz as últimas notícias e questões relacionadas ao uso da máquina para que os especialistas possam se manter à par de possíveis mudanças e novidades.

Poligraph.org

Legistorm.org, Opensecrets.org e Followthemoney.org

Estes sites permitem monitorar as atividades de políticos e fazer cruzamentos entre informações relacionadas a campanha, fluxo de dinheiro e envolvimento com empresas e negócios.

Legistorm.org

Opensecrets.org

Followthemoney.org

Spotcrime.com

No SpotCrime um programa permite que o visitante saiba, de forma simples e ilustrada, quais foram os crimes e como eles aconteceram, nas últimas 24horas, em diversas cidades dos Estados Unidos.

Spotcrime.com

Da Folha de São Paulo.

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.