Cidade de Goiás quer ser a terra dos Josés

No Maranhão tem muito Ribamar. A Paraíba é conhecida por ser cheia de Raimundos Nonatos, e Goiás já tem uma forte candidata a terra dos Zés. É Itaguari, cidade de apenas quatro mil habitantes, a 90 quilômetros de Goiânia. Todos os anos, perto do dia de são José, acontece por lá a Festa dos Zés. Excepcionalmente, este ano o evento ocorrerá em abril, depois da quaresma, para não se chocar com quermesses e festividades da igreja católica. Como nas sete edições anteriores, a festa deve reunir cerca de 200 Josés, terá galinhada, shows de duplas sertanejas, catira e forró. Na abertura, católicos e evangélicos lerão passagens bíblicas sobre os Josés que aparecem nos textos do Evangelho.

Na avenida principal da cidade, a José do Couto, o organizador da festa, José Divino, o Zelão, elenca os colegas. “Tem o Zé Pinto, Zé Leitão, Zé Gamela, Zé Paulista, Zé do Pau, Zé Pelanca, Zé Fogão, Zé Taboca, Zé Quiabo… Não, Zé Quiabo mudou para Goiânia”, corrige.

O esforço para tornar Itaguari a terra dos Zés não é pequeno. Zezico, o primeiro e único tabelião da cidade, mostrou o fichário de seu cartório, que soma 137 documentos com reconhecimentos de firma de Josés, mais 260 registros de propriedades em nome de Zés. Cada livro de registro civil aponta uma média de 43 Josés nascidos na cidade; são seis livros, o que dá uma estimativa de 258 Josés nascidos nos últimos 30 anos em Itaguari, “uma verdadeira zé reforma agrária”, brinca Zezico. O município, cuja base econômica é o gado de leite, conta com dois laticínios. Não deve ser difícil ao leitor adivinhar o nome dos proprietários…

Escrito por Edson Wander, para ALMANAQUE BRASIL

  1. 17 de March de 2011
    ELIANE CAETANO

    GOSTARIA DE SABER QUANDO É A FESTA????
    BRIGADA

Comments

Post a comment

You must be logged in to post a comment.